Quem somos?

Minha foto
Serpa, Beja, Portugal
Somos 3 alunas do 12º ano, da área de Ciências e Tecnologias, que estamos a trabalhar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, o tema Alimentação e Saúde. Escolhemos este tema pois cada vez a alimentação tem um papel mais importante na nossa vida, e está intimamente ligada à saúde. Resolvemos então explorar os problemas de saúde ligados à alimentação, desde a diabetes até aos distúrbios alimentares. Esperamos com este blog esclarecer algumas dúvidas que surjam, bem como informar as pessoas dos riscos de uma má alimentação.

02/04/2008

Hérnia do Hiato

O que é o Hiato, e a Hérnia do Hiato?

O abdómen está separado do tórax por um músculo chamado diafragma. Este músculo é atravessado por uma parte do tubo digestivo. A parte do tubo digestivo que em condições normais atravessa o diafragma, no chamado hiato diafragmático, é a parte inferior do esófago, antes deste se continuar com o estômago. Deste modo, o estômago geralmente está todo no abdómen, abaixo do diafragama e o esófago está no tórax.




Quando a parte superior do estômago, sobe para o tórax, através do hiato ( abertura ) do diafragma diz-se que há hérnia do hiato. Embora seja uma doença do estômago é tradicionalmente descrita nas doenças do esófago.




No caso de uma hérnia do hiato por deslisamento, a ligação entre o esófago e o estômago e também uma porção deste, que normalmente estão por baixo do diafragma, protraem para cima dele.

Uma hérnia do hiato paraesofágica, normalmente não causa sintomas. No entanto, pode ficar presa ou comprimida pelo diafragma e não lhe chegar sangue suficiente, acontecendo o que lhe chamam de estrangulamento, para evitar poderá ser feita a cirurgia para corrigir.


Consequências da Hernia do Hiato?

O maior inconveniente que a hérnia de hiato traz aos pacientes é a sua relação com o
refluxo gastroesofágico. O refluxo se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago (suco gástrico e alimentos) para o esófago. Como a mucosa (revestimento interno) do esófago não está preparado para receber este tipo de conteúdo, já que este é muito ácido, ocorre uma inflamação do esófago, conhecida como esofagite.

3 comentários:

Ana Paula Macedo disse...

Olá, tudo bem?
Parabéns pelo blog

Visitem o meu blog também
Abraços,
Ana Paula

Unknown disse...

Eu tenho hernia de hiato e o que fez procurar algo na internet sobre o assunto foi exatamente o fato de estar com o sintoma mais incômodo dela, que é a queimação, então gostaria de saber que alimentos aliviam este sintoma?

CARLOS ROBERTO HENRIQUE disse...

ALEM DE DAR MEUS PARABEM A VCS, RESALTO QUE A MELHOR ESPLICATIVA SIMPLIFICADA SOBRE ESTA DOENÇA, FOI ESTE BLOG. CONTINUEM AUMENTANDO-O. CARLÃO---- COLATINA E.S